Seg à Sex :  7:20 às 11:50  e  13:20  às  17:50

54  3211 - 1388

atendimento@marcoembalagem.com.br

Pré Impressão

CURIOSIDADES E PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ENVIAR SEUS ARQUIVOS

(54)  3211 - 1388

RGB ou CMYK?

Não esqueça: Sempre em CMYK !

CMYK e policromia:no ramo gráfico, a policromia é a forma como as diversas cores são simuladas a partir da impressão de apenas quatro cores básicas: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y, de Yellow, em inglês) e Preto (K, blaK em inglês) – Processo CMYK.

 

Essas cores são conhecidas também como cores de seleção. A sobreposição desses quatro pigmentos, através de suas retículas em diferentes porcentagens e angulações, forma uma nova cor. E o conjunto dessas cores forma uma gama de cores chamada “escala”.

Ficou complicado? Vamos a um exemplo mais prático.

Cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) = Cores de Seleção. Todas as cores que podem ser criadas a partir da mistura destas cores básicas = Escala

 

Uma única cor feita a partir desta mistura (Ex. vermelho) = Cor de Escala

A escala CMYK, que é a mais utilizada para a produção de policromias (seja em offset, rotogravura, impressão a laser e outros processos de impressão), é conhecida como escala Europa, apesar de na escala Europa não termos a cor preta. Teoricamente o preto seria o resultado da mistura dos pigmentos ciano, magenta e amarelo, porém, como os pigmentos que usamos na impressão são impuros, não é possível formar o preto apenas com esta mistura. O resultado é um preto amarronzado, ou esverdeado. É por isso que o preto é incluído como uma quarta cor de seleção, de forma a corrigir estas impurezas nos tons mais escuros. Assim, a escala Europa passou a ser conhecida como Escala CMYK, para não gerar confusão por causa da inclusão do preto.

 

DIFERENÇA ENTRE RGB E CMYK

Falando de maneira resumida, a escala CMYK é composta por cores pigmentadas (tintas), nas cores ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). Já a escala RGB (utilizada em telas de computadores, celulares, televisores) é composta por feixes luminosos, nas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), do inglês Red, Green e Blue.

 

As cores CMYK são classificadas como subtrativas, já as RGB são aditivas. Isso quer dizer, de um jeito bem simples, que ao ir retirando as cores CMYK do seu processo, você vai obtendo a cor branca (cor do papel), já na escala RGB, para se atingir a cor branca, como são feixes de luz, você deve ir adicionando, ou somando, cada uma das cores.

 

Como a maneira com que misturamos tinta é absolutamente diferente da maneira com que misturamos luz, os resultados obtidos no processo RGB não pode ser aproveitado quando queremos imprimir algo, tornando necessária a conversão das cores RGB para CMYK.

 

De um modo geral, quando você envia um documento do computador para uma impressora doméstica, esta conversão é feita automaticamente pela sua impressora. Mas existem meios de fazer esta conversão de forma controlada, a fim de obter resultados fiéis e profissionais.

 

RGB ou CMYK

 

 

 

Ângulos de impressão

As policromias são facilmente identificáveis pela ocorrência de rosetas, que são os conjuntos formados pelos quatro pontos de cada uma das cores de seleção CMYK.

 

 

Na maioria dos processos de impressão, o efeito de “colorido” só é obtido graças ao ângulo de rotação de cada cor na retícula, desta forma os pontos são impressos em posições diferentes, não se sobrepondo totalmente e misturando-se diante dos seus olhos, criando a ilusão colorida.

 

As retículas de cada uma das cores de seleção tem as linhas dos pontos com uma inclinação diferente. No processo OFFSET estes ângulos geralmente são:

 

Ciano: 75°

Magenta: 15°

Amarelo: 90°

Preto: 45°

Para ver a roseta mostrada na imagem acima, você precisa de um conta-fios (aparelho semelhante a uma lupa) ou então observar uma impressão feita em lineatura muito baixa.

Em que podemos

ajudá-lo?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

 

54  3211 - 1388

 



Em 1975 a Marco Artes Gráficas iniciava suas atividades em Caxias do Sul, RS.  Buscar e valorizar a parceria com o cliente, sempre com transparência. Em 2017 conquistamos o Selo Amanhã Mais Verde.

SOBRE NÓS

Jacob Luchesi, 2501,  95032-000 - Caxias do Sul - RS

54 3211-1388

atendimento@marcoembalagem.com.br

LINKS DO SITE

•  Página Inicial

•  A Empresa

•  Nossos Produtos

•  Materiais

•  Acabamentos

© 2018  Todos os direitos reservados a Marco Embalagem